Select Page

 Cozinhar

Os alimentos devem ser cozinhados em panelas de vidro, inox, cerâmica ou pedra e NUNCA em panelas de alumínio. Também devem ser evitados os utensílios de cozinha (colheres, pratos, copos) de plástico ou silicone. E, NUNCA aquecer no microondas com estes materiais.

Muitos recipientes para armazenar comida, garrafas de água/refrigerantes e latas em conserva têm componentes químicos nocivos ao organismo, nomeadamente o bisferol A, também conhecido por BPA. Quando estes recipientes entram em contato com alimentos, sobretudo se estes estiverem muito quentes, o bisfenol A presente no plástico contamina o alimento e acaba ser consumido por nós.

Dado que a grande maioria dos biberões de bebés são de plástico, convêm procurar que sejam livres de BPA. Para identificar estes produtos devem-se observar nas embalagens a presença dos números 3 ou 7 no símbolo de reciclagem do plástico, pois esses números representam que o material foi feito utilizando o bisfenol.

                                                     

 

Armazenar

Para armazenar, optem por vidro.

No caso de utilizarem plástico:

  • que seja apenas para armazenar frutas e vegetais frescos;
  • evitar guardar cozinhados ou alimentos gordurosos uma vez que estes compostos químicos presentes no plástico são lipossolúveis, passando para os alimentos.
  • ter cuidado para não aquecer ou armazenar os alimentos quentes nas embalagens;
  • não usar as garrafas de água esquecidas no carro, onde estiveram submetidas a altas temperaturas.

 

Transportar

Para transportar, uma vez que o vidro é mais pesado, existe várias hipóteses alternativas:

  1. Película Reutilizável: feita de materiais naturais e sustentáveis, é lavável e duradoura. Serve para substituir a tradicional e poluente película de plástico ou alumínio.
  2. Caixa em Inox: é leve, prática, grande, duradoura e livre de BPA. Uma alternativa fantástica para substituição das caixas convencionais de plástico.
  3. Bolsa Multi-Usos: alternativa aos sacos de plástico, ideal para transportar os snacks. É reutilizável, lavável e isenta de substâncias tóxicas que possam influenciar a qualidade e sabor dos alimentos.
  4. Lancheira térmica: de material orgânico e resistente à água vêm substituir as lancheiras convencionais.