10 Snacks práticos para o verão


O Bebe Sabe Comer Sara Romeiro

1. Fruta fresca e da época - fresco, colorido e transportável

A fruta é aquele alimento que nunca deve faltar e que podemos ir variando ao longo do dia ou da semana. Podemos optar por fruta mais colorida e com mais água para nos mantermos hidratados, como a melancia, melão, laranja ou ananás. Para os mais pequenos pode ir já arranjada em recipientes próprios.

2. Oleoginosas, frutas secas - ideal para viagens

As nozes, amêndoas, pinhões, avelãs, castanhas do pará, nozes pecã ou pistácio devem ser consumidas sempre ao natural e com moderação). Para os mais pequenos podem usar em pastas, barradas em tostas integrais.

3. Frutas secas e desidratada - para os mais gulosos

As frutas secas como as ameixas, alperces, sultanas, tâmaras, damascos e figos fazem as delícias dos mais gulosos por serem muito ricos em açúcares naturais. Uma alternativa são as frutas desidratadas, como a maça, pêra, banana e coco, que são igualmente ricos em vitaminas e minerais.

4. Ovos cozidos - quase um super alimento

O ovo é dos alimentos mais ricos da natureza, sendo muito rico em proteínas de alto valor biológico e com inúmeras vitaminas e minerais importantes para diversos processos celulares do nosso organismo. Ainda existe a preocupação do colesterol presente no ovo, mas hoje, sabe-se que este tem pouco impacto no colesterol sanguíneo.

5. Vegetais em palitos/tomate cereja - poucas calorias e muita água

O pepino, o tomate e cenouras são alimentos com 85 a 95% de água e muito ricos nutricionalmente. São versáteis e de fácil transporte, ideais para os dias de maior calor.

6. Tostas integrais - para os que não vivem sem hidratos de carbono

Uma solução prática para dias de mais caóticos, é optar por tostas de cereais 100% integrais ou tortilhas de arroz integral.

7. Bolachas caseiras - alternativa aos produtos industrializados

Podem ser preparadas com antecedência e são um sucesso para os mais pequenos.

8. Muffins salgados - uma delícia!

Os muffins salgados são feitos apenas com vegetais e ovos. São muito rápidos de se fazer (o forno é que tem o trabalho) e podemos usar o que mais gostamos (bróculos, cenoura, espinafres, cogumelos, …). Para dar um sabor mais intenso podemos juntar presunto sem adição de açúcar ou temperar com ervas. É dar asas à imaginação.

9. Muffins doces - um miminho para a família toda

Esta é uma versão mais gulosa e, é feita, normalmente, com fruta fresca ou seca e cereais integrais. Tal como os muffins salgados, são fáceis de fazer e existem muitas receitas saudáveis.

10. Água - essencial

A água ou água aromatizada tem de estar sempre presente na lancheira. Para os que têm mais dificuldade em beber água podem preparar águas aromatizadas na véspera. Podem usar diversos ingredientes e fazer variadas combinações, como limão e hortelã; mirtilos, alecrim e canela; ou laranja e funcho.

 


Sem comentários

Deixe um comentário

Anterior Próximo