O Bebé Sabe Dormir


Dormir

5c7a3985_printSer pai e ser mãe implica alterações grandes na vida do casal. Ter um filho é uma responsabilidade para toda a vida. Considero importante que o casal consiga gerir as suas expectativas com a realidade.

Iremos abordar o sono do bebé sob várias perspectivas. Falaremos de como dormem os bebés, co-sleeping, síndrome de morte súbita do lactente (SMSL)…

Um dos meus fios condutores será sempre a premissa que os bebés nascem muito imaturos e necessitam de um cuidador sempre presente e atento às suas necessidades. Os bebés precisam de contacto (colo, muito colo!), de mimo e de maminha. Não precisam de aprender a dormir, nem de ser treinados para tal. Não são seres “manhosos” que se vão habituar mal. Para o bem ou para o mal, esta dependência está inscrita nos nossos genes e não devemos lutar contra ela. E ao contrário daquilo que muita gente diz (profissionais de saúde, avós e a senhora do café), dar colo a um bebé não o vai tornar uma criança cheia de vícios, mal-educada e dependente. Bem pelo contrário, ao atendermos as necessidades dos nossos filhos, vamos ensinar-lhes que podem confiar, vamos torná-los seres humanos seguros e mais autónomos.


Sem comentários

Deixe um comentário

Anterior Próximo