Grupo de Apoio à Amamentação


Mamar

Este mês encetámos a rubrica - Grupo de Apoio à Amamentação(GAA) em formato "Chá das 5" e tivemos direito a chá e bolo saudável, claro!

O GAA acontece na Clínica do Centro Pré e Pós Parto em Lisboa à quinta-feira (de 15 em 15 dias) às 14h30. A entrada é livre mas a inscrição é necessária.

Com o GAA pretendemos recuperar a cultura da família alargada, de mulheres que ajudam outras mulheres a ultrapassar dificuldades com a amamentação e com a criação dos filhos no geral. Todas as mães/grávidas, bebés, casais e famílias são bem-vindos.

Antigamente, na época de famílias grandes e matriarcas, eram as próprias familiares e vizinhas que davam apoio, de forma eficaz, em relação à amamentação. A maioria tinha uma vasta experiência de amamentação dos próprios filhos. Por outro lado, as meninas cresciam a ver bebés a serem amamentados o que lhes permitia encarar a amamentação como algo natural e instintivo (na realidade era uma aprendizagem mas como ocorria de forma tão natural quase que se confundia com instintos).

Actualmente, as famílias são nucleares, o que torna muito mais difícil este tipo de orientação, ainda por cima se tivermos em conta a moda do leite artificial que nos afectou nas décadas passadas. Após a "febre" do leite artificial sobraram poucas mulheres com experiência de amamentação. Muitas das mães de hoje não foram amamentadas. Que apoio podem dar estas Avós na amamentação?

O Bebé Sabe® recomenda que as mães participem em Grupos de Apoio à Amamentação por uma razão muito simples.

Os Grupos de Apoio à Amamentação dão apoio emocional constante às mães que amamentam.

E sabemos que a amamentação começa na "cabeça". A prolactina e oxitocina (hormonas responsáveis pela produção e ejecção de leite) são produzidas no nosso cérebro e o relaxamento, o afecto, potenciam a produção destas hormonas.

Infelizmente os profissionais de saúde nem sempre têm disponibilidade para atender todas as mães com dificuldades na amamentação. Através do GAA as mães que amamentam sentem-se compreendidas e apoiadas neste caminho nem sempre fácil que é a amamentação.

Espero por vocês!

Aqui fica a receita do Bolo de Noz e Alfarroba para se deliciarem sem culpas 😉 Esta receita é uma adaptação da Martilicious Food.

Bolo de Noz e Alfarroba

Ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de farinha de arroz
  • 2 colheres de sopa de farinha de alfarroba (podem substituir por 1 colher de sopa de cacau cru)
  • 1/2 colher de chá de canela
  • 1 colher de sopa de manteiga de amêndoa (ou outra que prefira)
  • 1 ovo orgânico
  • 1 colher de chá de óleo de côco
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 banana madura esmagada

Preparação:

Misturar todos os ingredientes, acrescentar nozes, a gosto, picadas grosseiramente. Colocar numa forma (ou formas de queques) e colocar nozes picadas a gosto. Levar ao forno aquecido a 200ºC cerca de 15-20 minutos.


Sem comentários

Deixe um comentário

Anterior Próximo