O que é um Consultor Internacional em Lactação (IBCLC)?


Mamar

O meu percurso...

Sou Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia e há 14 anos que trabalho no apoio às díades mães-bebés, casais e famílias. Desenvolvo este trabalho no âmbito da transição para a parentalidade, no geral, e no apoio à amamentação, em particular.

Ao longo destes 14 anos tornei-me Conselheira em Aleitamento Materno (CAM), fiz a Especialidade em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia, tornei-me Formadora de CAM´s (entre outras coisas, porque o que gosto mesmo é de estudar e aprender). Trabalhei no Serviço de Puerpério, Medicina Materno-Fetal, Urgência de Obstetrícia e Bloco de Partos e na área da Preparação para o Nascimento e Parentalidade (sou co-autora de um capítulo de um livro sobre este tema).

Em 2013 tive uma das experiências mais transformadoras da minha vida, fui mãe da Inês. Redefini as minhas prioridades, dediquei-me à família (a minha) e continuei a trabalhar nesta área que tanto me fascina e apaixona.

Em 2015 tornei-me mãe de duas, nasceu a Sara. Novas prioridades se estabeleceram e entrei numa fase da minha vida muito criativa e cheia de novos projectos que culminou na decisão de fazer o exame para Certificação IBCLC.

Amamentei. Amamento. Chorei. Ri. Ultrapassei desafios. Dei tudo o que tinha. Recebi em dobro. Amei. Amo.

Em Janeiro de 2016 iniciei esta caminhada. Participei num grupo de estudo que me deu o apoio e motivação necessários para fazer este percurso.

Realizei o exame em Outubro de 2016 e no final de Dezembro recebi uma fantástica notícia: SOU IBCLC.

O Certificado Internacional de Consultor em Lactação existe desde 1985 e é conferido pelo IBLCE mediante aprovação de exame. Este exame está disponível em vários países, em 18 línguas diferentes e realiza-se duas vezes por ano em milhares de cidades em todo o mundo.

Existem mais de 28.000 profissionais em 105 países com o Certificado Internacional de Consultor em Lactação.  Em Portugal, actualmente, existem 15 profissionais com este certificado.

O que é um Consultor Internacional em Lactação (International Board Certified Lactation Consultant)?

Um Consultor Internacional em Lactação é um profissional de saúde que se especializou na gestão clínica da amamentação. É um profissional habilitado para apoiar o binómio mãe-bebé e as suas famílias e ajudá-las a superar as dificuldades que podem surgir na amamentação.

O objectivo desta certificação é beneficiar a população em geral através do estabelecimento de critérios mínimos para a prática dos profissionais que se dedicam à amamentação. Além disso, os profissionais que trabalham com o aleitamento materno e que possuem este certificado são reconhecidos e, em muitos países, recebem oportunidades diferenciadas em relação àqueles que não o possuem. Para as Instituições, os profissionais que possuem esta certificação possuem a qualificação para desenvolver um trabalho em aleitamento materno de excelente qualidade, desenvolver protocolos relacionados à lactação, partilhar os conhecimentos e habilidades com outros membros da equipa e promover a obtenção do título de Hospital Amigo dos Bebés.

Em suma, o Certificado de Consultor em Lactação pode ser considerado um selo de qualidade do profissional que actua na área da amamentação.

Como funciona o processo de candidatura?

Podem-se candidatar ao certificado IBCLC profissionais de saúde de diversas áreas tais como: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas da fala, farmacêuticos, médicos dentistas, entre outros.

Para se candidatarem têm que preencher alguns critérios:

  • 1000 horas de prática clínica em lactação e apoio à amamentação (nos últimos 5 anos);
  • 90 horas de formação recebida (nos últimos 5 anos ter realizado cursos, participação em congressos);
  • entre outras exigências.

Recomendo que os profissionais de saúde das várias áreas – médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas... estudem o universo da amamentação e façam o exame, pois quanto mais profissionais “certificados” mais demonstramos como este campo do conhecimento é uma especialidade que precisa de ser prestigiada e reconhecida.

Para aceder ao processo de candidatura (e outras vias de acesso) consulte aqui IBLCE em Português.


13 comentários

13 comentários

  1. Happy Mom comentou:

    14 Janeiro, 2017 às 16:03

    Boa tarde.

    Não tenho uma profissão relacionada com a área da saúde mas gostava de saber informações quanto a possibilidade de tirar o curso de CAM e se existe essa possibilidade não sendo eu da área de saúde. Muito obrigada! E muitos parabéns por este sucesso! Que hajam mais profissionais com este tipo de certificação. 🙂

  2. Marília Pereira comentou:

    14 Janeiro, 2017 às 22:04

    Olá Happy Mom
    A possibilidade de pessoas que não são profissionais de saúde fazerem o curso de CAM existe mas depende das Entidades que ministram os cursos. No entanto um curso de CAM não é uma profissão. É um curso de 40 horas sobre amamentação que lhe permite ficar com um maior conhecimento sobre este universo gigante que é o aleitamento materno, desta forma pode utilizar estes conhecimentos em proveito próprio (na amamentação dos seus filhos) mas também para apoiar amigas ou familiares, mas nunca poderá cobrar pelo apoio fornecido. Vou participar num curso de CAM a realizar em breve, se tiver interesse posso enviar-lhe toda a informação assim que estiver disponível.
    Beijinhos

  3. Clarissa Silva comentou:

    1 Fevereiro, 2017 às 15:46

    Oi querida, Parabéns pela certificação! Atualmente faço Residência de Enfermagem em Neonatologia e gostaria de saber se conta como critério possuor mais de 1000 horas e desenvolver atividades relacionadas a lactação em residência. Sobre o teu grupo de estudos, como faço para participar de um? Pode me ajudar? Desde já te agradeço. Enviei meu email. Aguardo a sua resposta! Sempre visito o site. Beijos

  4. Marília Pereira comentou:

    4 Fevereiro, 2017 às 22:48

    Olá Clarissa! Obrigada pelo seu contacto! É uma boa questão. Não sei se os estágios/residência contam mas será difícil fazer 1000 horas apenas em residência... Mas é uma pergunta pertinente, é uma questão de ver bem os documentos de admissão. De qualquer forma vou tentar saber. O grupo de estudo em que participei, neste momento, está inactivo mas tenho mais algumas pessoas interessadas e seria interessante reunirmos. Beijinhos (vamos falando e manter contacto)

  5. Christiana Melo comentou:

    12 Fevereiro, 2017 às 2:47

    Ola, boa noite! Vou fazer um curso de Consultora em Amamentação, sou psicóloga e pretendo fazer outros cursos na area pois tenho me apaixonado por este universo. Minha duvida é: após passar por um estágio em um hospital (oferecido pelo próprio curso) posso trabalhar em meu consultorio ou ir a casa de mulheres que precisem desse tipo de consultoria e cobrar por isso?

  6. Marília Pereira comentou:

    16 Fevereiro, 2017 às 15:44

    Olá Christiana! Obrigada pelo seu contacto. Um curso de 40 horas (ou mesmo de 50 horas) não é uma profissão. Essa formação é uma mais valia para si, quer a nível pessoal quer profissional. Permite-lhe ajudar amigas ou outras mães mas apenas voluntariamente. No nosso País andam a passar-se algumas coisas estranhas, em que entidades não reconhecidas andam a vender formações na área da amamentação em que "prometem" formar pessoas que possam prestar apoio profissional a mães que amamentam. Isto não é de todo verdade e muito menos correcto. Infelizmente é uma área que carece de tomadas de posição por entidades competentes.

  7. Sabrina comentou:

    19 Julho, 2017 às 14:03

    Ola boa tarde , onde posso encontrar uma ibclc em Portugal sou de tras os montes ..

  8. Bárbara comentou:

    18 Agosto, 2017 às 0:02

    Sou estudante de fisioterapia e gostaria de fazer formação em CAM. Onde me aconselha tirar o curso? Obrigada e votos de grande sucesso.

  9. Marília Pereira comentou:

    22 Outubro, 2017 às 11:26

    Olá Bárbara! Obrigada pelo seu contacto. Este artigo fala sobre Consultores Internacionais em Lactação (IBCLC) e não sobre Conselheiros em Aleitamento Materno (CAM). Os cursos de CAM vão acontecendo de forma regular em algumas zonas do país. Onde vive? Beijinhos

  10. Vera comentou:

    16 Outubro, 2017 às 13:03

    Realmente já se encontra alguma informação sobre CAMś em Portugal. E com alguma pesquisa, possibilidade de se fazer formação na área para posterior apoio a maes e bébés. E entidades que prestam serviços pagos para que uma CAM dë apoio. A minha questão, é se realmente esses serviços sao ilegais sendo prestados fora de âmbito hospitalar ou clínicas ? Isto porque desde que fui mae descobri este mundo maravilhoso que é amamentar e gostaria de trabalhar como CAM. Nao tendo formação em saúde, gostaria de saber se tirando esta formação podia prestar serviços a uma clínica ou de forma individual de forma legal? Obrigada

  11. Marília Pereira comentou:

    22 Outubro, 2017 às 11:23

    Olá Vera! Muito obrigada pelo seu comentário. Neste artigo não falo em CAM's mas sim em Consultores Internacionais de Lactação (IBCLC). Os IBCLC's são profissionais devidamente certificados para exercerem uma actividade profissional ligada à amamentação. Em relação aos CAM's, ser conselheiro em aleitamento materno não é uma profissão e talvez por isso esta formação, durante muitos anos, foi exclusiva dos profissionais de saúde. Como mãe e mãe que amamenta pode apoiar voluntariamente as suas amigas e nunca cobrar dinheiro por isso. O apoio à amamentação como profissional é algo bastante mais complexo e muito sério. Os cursos de CAM são curso de 40-50 horas que não podem ser comparados a Formações que duram muitos anos. Fico bastante preocupada quando observo a enorme proliferação de CAM (e coisas do género) que está a acontecer actualmente no nosso País. Beijinhos

  12. Paula Raposo comentou:

    27 Outubro, 2017 às 23:10

    Boa noite. Sou enfermeira e pretendia esclarecer uma duvida relativamente á designação de acessora em amamentação, a qual encontrei num curso que pretendo efetuar com a duração de 60 h. Pelo que li ,para ser consultora internacional terá que haver uma candidatura a um exame que confere esse grau. A designação de acessora não tem a mesma equivalencia a consultora , correto? Ou existe a designação consultora internacional e a designação apenas de consultora que se obtem atravês de uma formação?
    Obrigada

  13. Marília Pereira comentou:

    28 Outubro, 2017 às 21:59

    Olá Paula! Obrigada pelo seu contacto. Consultora Internacional em Lactação é um título que confere grandes competências na área do aleitamento materno. O exame ao qual é necessário ter aprovação é apenas a parte final do processo. Para quem é profissional de saúde o caminho é mais fácil mas, para se candidatar a exame tem que comprovar que tem horas de apoio à amamentação e formação recebida nesta área. Depois existem os cursos de conselheiros em aleitamento materno, que são cursos de 40 horas (ou mais) e que não conferem uma profissão. A formação de assessora em amamentação não sei o que é. Beijinhos

Deixe um comentário

Anterior Próximo